A Scania, fabricante de caminhões, iniciou os testes em vias públicas de um caminhão híbrido, que possui toda a carroceria coberta por painéis de energia solar. O projeto é resultado de uma parceria de dois anos de pesquisa entre a companhia, a Universidade de Uppsala, e as empresas Eksjö Maskin & Truck, Midsummer, Ernsts Express e Dalakraft.
A carroceria possui uma área de 100 metros quadrados, que é coberta por painéis solares finos, leves e flexíveis, com eficiência máxima de 13,2 kWp (quilowatt pico). Estima-se que os painéis forneçam 8.000 quilowatts-hora (kWh) anualmente quando operados na Suécia. As baterias têm capacidade total de 300 kWh, sendo 100 kWh no caminhão e 200 kWh na carreta.
A energia solar proporciona ao caminhão híbrido uma autonomia prolongada de até 5.000 quilómetros anuais na Suécia. Em países como a Espanha, que possui mais horas de sol, o veículo pode duplicar a quantidade de energia solar e de autonomia.
“O objetivo da Scania é impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. Esta fonte de energia natural pode diminuir significativamente as emissões no setor dos transportes. É ótimo estar na vanguarda do desenvolvimento dos caminhões da próxima geração”, comemora Stas Krupenia, Head of the Research Office na Scania.
Pesquisas do projeto
Além da mobilidade elétrica, o projeto também conta com uma pesquisa sobre a energia solar gerada e o quanto as emissões de carbono diminuem por meio dos painéis solares. Os pesquisadores desenvolveram painéis solares novos, eficientes e leves para caminhões.
Eles também estudam como os caminhões podem interagir com a rede elétrica e apresentam novos modelos do que aconteceria se vários caminhões como este estiverem conectados à rede elétrica.
O projeto também inclui pesquisas sobre novas células solares, baseadas em uma combinação de células solares de solstício de verão e novas células solares de perovskita. Estes permitem uma maior eficiência na transformação da luz solar em eletricidade. Tal solução poderia duplicar a geração de energia solar, em comparação com a energia atual gerada pelos painéis.