Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), mais de 7,5 mil carros elétricos foram vendidos no Brasil na primeira metade de 2020. Já no primeiro semestre de 2022, foram emplacados mais 3.395 veículos elétricos no país. Com isso, você deve se questionar como é ter um carro elétrico na prática.
Dentre as razões existentes para a escolha desse tipo de produto, estão o baixo custo de abastecimento e manutenção, o fato de ser menos poluente e mais silencioso, além de ter um consumo eficiente de energia.
Porém, mesmo com o crescimento do número de carros elétricos nas ruas brasileiras, existem muitas dúvidas acerca do funcionamento desse tipo de automóvel, suas características e preços. Por isso, a Moura preparou um conteúdo especial a seguir, onde você poderá resolver suas principais dúvidas de como é ter um carro elétrico, confira!
Quanto custa em média um carro elétrico no Brasil?
Carros elétricos possuem um alto custo de fabricação, no entanto, alguns fabricantes passaram a produzir algumas opções mais acessíveis, na faixa de R$ 140 a R$ 160 mil reais.
Atualmente, o modelo mais em conta e que recebe a fama de carro elétrico mais barato do Brasil é o Caoa Chery iCar, que custa R$ 139.990 e comporta quatro adultos e possui uma tela central de 10,25″ no painel.
A segunda opção de carro elétrico mais barato no país é o famoso Renault Kwid E-Tech, que possui design quase idêntico à sua versão original. A principal diferença entre eles é o preço, de R$ 146.990, e um motor elétrico de 65 cv e 11,5 mkgf de torque máximo.
Carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022
Para ficar por dentro dos carros elétricos mais vendidos no país em 2022, confira a lista a seguir:
- Volvo XC40 Recharge
- Renault Kangoo Van e-Tech
- Volvo C40 Recharge
- JAC E-JS1
- Mini Cooper S E
- Nissan Leaf
- Renault Zoe
- Fiat 500e
- Citroën ë-Jumpy
- Porsche Taycan
- JAC E-JS4
- Audi e-Tron
- Peugeot e-Expert
- BMW i3
- BYD Tan
Quanto custa carregar um carro elétrico?
O valor para carregar um carro elétrico muda conforme a região do país em que você mora, pois cada estado possui um custo diferente de energia elétrica. De forma geral, o valor de carregamento varia de R$ 30 a R$ 90, a depender da capacidade da bateria e da autonomia homologada do veículo.
Para os modelos de veículos elétricos mais baratos e, levando em consideração o valor médio de energia cobrada em São Paulo (R$ 0,92 KWh), por exemplo, o custo para carregar um carro elétrico é, em média, R$ 30.
Onde carregar carros elétricos no Brasil?
Segundo a ABVE, o Brasil conta com mais de 1.250 pontos de recarga de carros elétricos, ou eletropostos como também são conhecidos, sendo que 47% deles estão em São Paulo. Comumente, os carregadores são instalados em locais públicos, como shopping e supermercados.
Além disso, para entender como é ter um carro elétrico e os seus benefícios, algumas concessionárias disponibilizam carregadores para seus clientes e existem aplicativos de empresas privadas que informam o motorista acerca dos pontos de recarga próprios.
Uma alternativa gratuita interessante para descobrir onde carregar carros elétricos no Brasil, é utilizar o aplicativo PlugShare. Com ele, é possível pesquisar o ponto de recarga mais próximo por meio de filtros de distância presentes nele. O Google Maps conta, também, com um filtro de pontos de recarga. Para utilizá-lo, basta pesquisar “pontos de carregamento para carros elétricos” no campo de busca.
Qual bateria é usada no carro elétrico?
A forma mais comum de bateria utilizada nos carros elétricos ou híbridos plug-in é a bateria de íon de lítio. Elas são comumente utilizadas em aparelhos eletrônicos, como notebooks e smartphones, e possuem como principais vantagens bom desempenho sob temperaturas elevadas, grande eficiência energética e maior capacidade de percorrer distâncias maiores com uma carga completa.
Fora isso, as baterias de íon de lítio são compostas majoritariamente por peças recicláveis, o que é fundamental para a preservação do meio ambiente.
Qual a duração de uma bateria de um carro elétrico?
A bateria de um carro elétrico possui, em média, uma garantia de 8 anos, e é projetada para percorrer entre 160 e 240 mil quilômetros. Porém, estudos recentes apontaram que, por ano de uso, a autonomia de um veículo elétrico tende a cair 2,3%.
Já no que diz respeito à duração da bateria de um carro elétrico após uma recarga completa, para descobrir a resposta é só se basear na seguinte fórmula:
capacidade da bateria/x = autonomia do carro/100 (valor padrão usado pelas montadoras)
Na prática, utilizando o modelo Volvo XC40 Recharge como exemplo, temos 78 kWh como capacidade da bateria e 418 quilômetros de autonomia. Sendo assim, o carro consome 1,86 kWh por quilômetro.